Palestra: Direito à Saúde na Semana Acadêmica da Faculdade Cerrado
Abrindo as palestras da Semana Acadêmica da Faculdade Cerrado nesta segunda-feira (21), falei sobre o direito à saúde segundo a Constituição Federal brasileira. A Constituição assegura o acesso à saúde como um direito de todo cidadão. No entanto, sabemos que esse atendimento não acontece como deveria no país, e convivemos diariamente com a burocracia das listas de espera para consultas e cirurgias eletivas.
Sou formado em Direito e estou envolvido com essa área há 20 anos. A Constituição promete tanto que tornou o cidadão dependente do Estado. Hoje, esperamos quase tudo do Estado, em uma relação que beira a escravidão. Quem oferece tudo interfere em tudo. O Estado retira muito de nós, por meio de impostos, pois, ao se comprometer com tantas responsabilidades, acaba exigindo cada vez mais, porém sem conseguir entregar.
Muitos dos nossos sonhos são limitados pela interferência estatal. Citei exemplos de pessoas que poderiam adquirir bens, como imóveis, automóveis, ou até contratar um plano de saúde, mas que, após pagarem todos os impostos, acabam sem dinheiro para realizar esses objetivos.
Ao final da minha palestra, os alunos da Faculdade Cerrado participaram ativamente do momento de perguntas, tornando a ocasião especial para mim e para a instituição. Agradeço aos alunos, ao coordenador do curso de Direito, Dr. Pedron, e ao diretor da Faculdade Cerrado, Dr. Mayer.